Postagem em destaque

DIABETES - UMA BREVE INTRODUÇÃO

A diabetes é uma doença de causas variadas que afeta o metabolismo humano. No entanto, todas as suas causas estão ligadas à insulina. ...

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Pé Diabético - Neuropatia Diabética



De acordo com o artigo “Amputações de extremidades inferiores por diabetes mellitus: estudo caso controle” O número de casos de AEI (amputações de extremidades inferiores) ocorre 50% em diabéticos, e em 85% dos casos de AEI em DM (Diabetes Mellitus) ocorre a ulceração dos pés, que pode ser chamado de pé diabético. A amputação do pé é o agravamento mais comum de neuropatia diabética.
Sendo o motivo de quase dois terços das amputações diabéticas, a neuropatia diabética é a complicação mais incapacitante da diabetes. Ela ocorre quando seus nervos periféricos são afetados seriamente, tanto por mudanças nos vasos sanguíneos quanto por diferenciações no metabolismo.
Alguns riscos que podem levar a amputações na diabete são: hiperglicemia prolongada, ingerir bebidas alcoólicas, tabagismo, problemas relacionados a doenças vasculares e doenças neurológicas e o tratamento não adequado da diabetes.
O pé diabético ocorre quando uma ferida do pé não cicatriza e acaba infeccionando tornando-se uma úlcera. Esse problema acontece por conta da falta de circulação nos nervos periféricos (neuropatia diabética). A suscetibilidade do diabético de contrair a úlcera ocorre por conta da falta de resposta do corpo à inflamação.

A taxa de amputações em diabéticos que chegam ao estado de úlcera é alta, o que pode ser impedido com tratamentos simples. É importante tomar cuidados como manter os pés limpos e se certificar que o espaço entre os dedos esteja bem seco e usar meias sem costura e sem elásticos. Além disso, deve-se tomar cuidado com temperaturas altas que possam queimar a pele, sol, água quente. Para evitar queimaduras do sol é sempre indicado usar protetor solar nos pés. Por último é recomendado evitar manter-se com as pernas fechadas, para aumentar a circulação para as áreas extremas da perna.                                                
                                                                                                                                    Por: Samia Sayegh
Referencias: 

http://www.news.med.br/p/para-pacientes/10445/pe+diabetico+cuidados+simples+para+preveni+lo.html
http://www.diabetes.org.br/publico/complicacoes/neuropatia-diabetica
https://www.researchgate.net/profile/Jose_Brasileiro/publication/240615671_Pe_diabetico_aspectos_clinicos_Diabetic_foot_clinical_aspects/links/565486af08ae4988a7b03e3d.pdf