Postagem em destaque

DIABETES - UMA BREVE INTRODUÇÃO

A diabetes é uma doença de causas variadas que afeta o metabolismo humano. No entanto, todas as suas causas estão ligadas à insulina. ...

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Hipoglicemiantes orais Parte II




Inibidores da alfa-glicosidase:Essa classe de medicamentos irá causar diminuição  na digestão e na absorção dos carboidratos, no intestino delgado. Uso obrigatório durante as refeições.
O uso do fármaco inibidor acarbose para o tratamendo do diabetes tipo 2, irá inibir a enzima alfa glicosidase, que tem a função de romper a sacarose, o amido e a maltose, o que causa um retardamento na deste carboidratos, o que leva a redução de glicose pós-prandial (seguinte à refeição). 
Já o fármaco miglitol que também é um inibidor da alfa-glicosidase, pórem ao contrario da acarbose, este é absorvido antes de ultrapassar sua ação no intestino delgado; admitindo se que a inibição  das enzima sacarose e maltas é mais efetiva, sendo excretado pelo rim e não sofrendo biotransformação.
 Inibidores da DPP-4:
 Quando nós fazemos refeições nossos  alimentos ao chegarem no intestino lançará na corrente sanguínea alguns  hormônios chamados de incretinas; estes irão estimular a síntese e secreção de insulina a partir da células β-pancreáticas, inibindo a secreção do glucagon devido às células α do pâncreas, com ação parecida dos medicamentos sulfonilureias.
As incretinas serão reguladas a parti da substância depetil-peptidase-4 (DDP-4), fazendo com que não ocorra estimulo nem inibição da insulina ou do glucagon. Devido aos inibidores da DDP-4 a ação das incretinas aumentam fazendo com que classe destes remédios estimulem a secreção de insulina secretem indiretamente.
A DDP-4 impede a degradação do GLP-1 hormônio produzido no intestino, que é liberado seguinte a refeição e estimula a insulinêmica, ajudando a reduzir a glicemia. Já que o GLP-1 é rapidamente degradado por enzimas da DPP-4, assim os inibidores permitem que o GLP-1  fique  por mais tempo ativo no organismo, reduzindo os níveis de glicose no sangue.

Estes medicamentos não podem ser consumidos por portadores da diabetes tipo 1 já que extiste a secreção de insulina; os inibidores DDP-4 no mercado são alogliptina (Nesina), a sitagliptina (Januvia), saxagliptina (Onglyza) e linagliptina (Trayenta).


Feito por: Marco Silva
Bibliografia:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABhGsAH/hipoglicemiante-farmacologia
https://hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/saiba-como-funcionam-medicamentos-para-reducao-glicose-sangue.aspx