Postagem em destaque

DIABETES - UMA BREVE INTRODUÇÃO

A diabetes é uma doença de causas variadas que afeta o metabolismo humano. No entanto, todas as suas causas estão ligadas à insulina. ...

terça-feira, 6 de junho de 2017

Entrevista sobre Hipoglicemia Diabética

A diabetes é uma doença séria e que pode ser precursora de outras patologias. Um exemplo disto é a hipoglicemia diabética, a qual é caracterizada por uma baixa de glicose no sangue. Diabéticos que sofrem de hipoglicemia precisam de cuidados mais cautelosos e de uma vida nutricional bastante regulada. A partir disto, fizemos uma entrevista com uma mulher que possui hipoglicemia diabética a fim de sabermos melhor como é a vida de um portador dessa doença. Além disto, em cada pergunta explicamos os pontos mais importantes de cada assunto.

A entrevista foi feita com Mônica Joseph Sayegh Al Kas, 54 anos. Ela sofre de hipoglicemia diabética há 34 anos.

1)      Que tipo de diabetes você tem?

R: "Diabetes Mellitus tipo 1".

No pâncreas temos duas funções, a exócrina e a endócrina. A diabetes tipo 1 acomete a função endócrina, onde há a secreção da insulina pelo pâncreas. Em um diabético tipo 1, as células beta que secretam a insulina são atacadas, caracterizando uma doença auto imune, pelo próprio sistema de defesa do corpo, trazendo uma inibição na secreção de insulina e prejudicando o funcionamento geral do corpo.

2) Quais sintomas você apresentou antes de diagnosticar a doença?

R: "Tomava muita água e urinava muito, fui emagrecendo, pois perdia tudo pela urina. Fui ficando fraca, mole, não conseguia nem andar e então eu descobri que estava diabética. E naquela época, há muitos anos atrás, tinha uma fitinha que a gente mergulhava a urina e se ela ficasse verde a gente estava diabética, a fita era amarela".

Dos sintomas citados acima, a maioria ocorre somente em portadores de diabetes tipo 1. A perda de peso ocorre por conta da grande necessidade de urinar e pela incapacidade de absorção dos açúcares pelo organismo. A fadiga é um dos sintomas mais comuns para diagnosticar a diabetes. Isso por que a insulina não leva glicose para as células do corpo o que impede o corpo de fornecer energia para o portador.

3) Quais os problemas que você adquiriu com a diabetes?

R: "Problema na vista, retinopatia diabética. Tive problemas nos dedos dos pés e micose nas unhas".

A Retinopatia diabética é a principal causa de cegueira nos diabéticos. É um edema muscular que ocorre mediante ao excesso prolongado de açúcar no sangue. Isso leva ao enfraquecimento dos vasos sanguíneos no interior dos olhos, podendo rompê-los, causando danos à retina.

4)      Em relação a sua hipoglicemia, como você ministra ela junto à diabetes?

R: "É meio difícil ministrar, porque na diabetes você toma a insulina e tem que comer de 3 em 3 horas, por que a insulina faz o efeito, e eu deixo de comer em um espaço grande de tempo ai acontece a hipoglicemia, porque fico muito tempo sem comer, ai a insulina age e aparecem os sintomas, porque o açúcar cai muito".

A hipoglicemia ocorre quando a glicose no sangue está abaixo de 70mg/dl. Na diabetes, isso ocorre por conta do excesso de utilização de insulina, ou também pode ocorrer pela nutrição mal administrada do portador da doença.


5)      Qual o tratamento indicado para a sua diabetes?

R: "Tomar insulina de manhã a NHP e a Regular. Eu tomo 25mg da NPH e 10mg da Regular. Eu não tomo várias vezes ao dia, tomo somente de manhã. Quando eu fui tomar a noite, causava hipoglicemia de madrugada, então tirei da noite, porque o médico pediu, mas não aumentou as outras doses".

Existem vários tipos de insulinas criadas para diabético. Elas são diferenciadas pelo tempo que permanecem no corpo do portador, pelo tempo que leva para ocorrer o efeito de acordo com a situação diária. As citadas acima são a NPH e a Regular. A NPH tem uma absorção mais lenta, tendo uma ou duas horas para o início do efeito. Também conhecida como a insulina rápida, a regular funciona melhor para situações de infecção, choque ou trauma cirúrgico.

6)      Quais os sintomas da hipoglicemia?

R: "Você começa ficar tonta, fora do ar, começa a suar, fica encharcada, pode até entrar em coma. Eu já cheguei a apagar e ir para o hospital, a minha glicemia estava 30mg/dl, tiveram que me dar glicose na veia para me acordar".

Tontura, mal estar, visão turva, sudorese, fome intensa, taquicardia e alteração do nível de consciência são sintomas da hipoglicemia, e podem causar sérios problemas instantâneos, como entrar em coma, se não for tratada rapidamente.


Por Caroline Cabral e Samia Sayegh
 

Referências Bibliográficas