Postagem em destaque

DIABETES - UMA BREVE INTRODUÇÃO

A diabetes é uma doença de causas variadas que afeta o metabolismo humano. No entanto, todas as suas causas estão ligadas à insulina. ...

terça-feira, 13 de junho de 2017

Diabetes x Cigarro

A diabetes é uma doença crônica que pode acarretar uma serie de complicações ao paciente. Um dos grandes desafios das pessoas que sofrem com essa doença é conseguir viver de maneira extremamente restrita e regulada. Alguns hábitos que antes faziam parte da rotina, depois da descoberta da doença, passam a ser extintos. Um exemplo disso é o tabagismo.

Estudos apontam que quem fuma corre um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2. Para pessoas que já sofrem com essa patologia, o hábito de fumar causa uma série de efeitos negativos em cascata. Um dos grandes malefícios do cigarro para diabéticos é o aumento das taxas glicêmicas, pois a nicotina, dentre outras substâncias, dificulta a absorção de glicose pelas células do corpo. Além disso, aumentam os riscos de derrame e problemas cardiovasculares. Isso ocorre, pois o cigarro diminui o fluxo de oxigênio para o sangue, criando coágulos. Isso agrava a situação do diabético, que já apresenta dificuldade para levar oxigênio até o cérebro. O cigarro também pode agravar  problemas renais, oculares e nervosos.


Pessoas diagnosticadas com diabetes apresentam uma série de disfunções corporais. Essas disfunções são agravadas pelo uso do cigarro, o que pode levar a um quadro crítico da doença. Parar de fumar e criar uma rotina saudável de vida é muito importante para o não desenvolvimento dessa doença. A qualidade de vida é importante para qualquer pessoa, independente da sua situação de saúde, mas, quando o assunto é diabetes, é necessário mais atenção e precaução.


Por Caroline Cabral




Referências Bibliográficas

https://www.controlarosdiabetes.com/cigarro-e-diabetes-uma-combinacao-perigosa/

http://suasaude.h9j.com.br/sua-saude/fumo-e-diabetes-nao-combinam/