Postagem em destaque

DIABETES - UMA BREVE INTRODUÇÃO

A diabetes é uma doença de causas variadas que afeta o metabolismo humano. No entanto, todas as suas causas estão ligadas à insulina. ...

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Frederick Banting e a arte na Ciência

Frederick Grant Banting, médico e pintor, foi o principal "artista" na pesquisa que levou a descoberta de uma das drogas mais importantes atualmente, a insulina.

“Quanto mais penso na cidade mais quero morar no campo, e quanto mais penso em ser pesquisador, mais quero ser um artista.” Frederick Banting.
Fredrick banting.jpg

A pesquisa, que rendeu o premio nobel de Fisiologia ou Medicina de 1923, foi realizada por 4 cientistas, e teve Frederick como o principal. Porém nem sempre Frederick foi tido como um pesquisador bem sucedido ou teve muito apoio financeiro em suas pesquisas, teve que vender tudo o que tinha para continuar, muitas barreiras e obstáculos foram superadas com muita dedicação para chegar no descobrimento da insulina.
Com seu Treinamento como Cirurgião, Frederick, tentou residência, porém não foi bem sucedido. Ao abrir seu consultório obteve a incrível marca de 1 paciente em 1 mês inteiro, o que fez ele tomar uma decisão que mudaria os rumos da sua vida, desistir da Medicina Clínica e seguir na carreira acadêmica.
A descoberta  veio após dois pesquisadores Oskar Minkowski e Josef von Mehring identificarem insulina no pâncreas de um cachorro, porém ainda existia o problema de isolar essa proteína. Então, em 1921, Frederick e seu auxiliar Charles Best, repetiram o experimento, sendo necessário sacrificar um cão no processo. Após o processo um líquido rosa foi encontrado: a insulina. Após alguns testes em animais ele teve a sua eficiência provada.
O primeiro ser humano a ser tratado com insulina foi Elizabeth Hughes, que tinha 14 anos e era diabética. Ela foi submetida a uma dieta rigorosa em que o paciente não entrava mais em coma porém ia definhado por falta de alimento. Poucas semanas após receber a injeção de insulina, uma melhora foi percebida. Ela havia recuperado seu peso e tinha crescido. Comprovando a eficácia do medicamento.

A pesquisa do Dr. Bating foi muito perseguida e sofreu diversas ridicularizações, a verba da faculdade para a pesquisa foi cortada e ele teve que correr atrás de novos apoios financeiros. O Dr. sempre deixou claro que a insulina seria um tratamento e não a cura de fato para a diabetes.

Após consagrar-se como um dos maiores benfeitores, Dr. banting, decidiu pintar, e teve suas obras expostas em um museu do Canadá após a sua morte.
O exemplo do Dr. Bating nos motiva a não desistir de nossos objetivos  e nos dedicar ao máximo para alcança-los e que nem sempre os caminhos que planejamos são os que nos trilharemos, cabe a nós nos adaptar e procurar ser o melhor que pudermos aonde estivermos.


http://1.bp.blogspot.com/_dxuaCDxnsfM/TOAajcZF2jI/AAAAAAAAAfk/yL5SzCe9pgA/s1600/brantiiinggg.jpg
Sir Frederick Grant Banting (1891-1941).A Aldeia no Inverno. Óleo sobre Painel 22x26.2cm. Canadá.


Por Matheus de Sena Ribeiro.

Referência bibliográfica: Levetan C. Dr. Banting: Called a Failure, Discovers Insulin. Publicado online em 16 de julho de 2014.