Postagem em destaque

DIABETES - UMA BREVE INTRODUÇÃO

A diabetes é uma doença de causas variadas que afeta o metabolismo humano. No entanto, todas as suas causas estão ligadas à insulina. ...

sábado, 24 de junho de 2017

Análogos de GLP-1


                
A formação do Glucagon-like peptídeo-1 ou GLP-1 é produzido pelas mucosas do intestino, que estimula a síntese e secreção insulínica sujeito a glicemia e vai agir reduzindo a secreção do Glucagon e o esvaziamento gástrico.
O único medicamento desse grupo aprovado no Brasil é a exenatida. Está é uma molécula sintetizada da exendina-4, gerando um hormônio oriundo da saliva no lagarto monstro de Gila. Só tem este efeito quando se tem hiperglicemia logo não se tem risco de ter hipoglicemia quando se usada.
A exenatida é administrada em doses subcutâneas com as refeições (duas vezes ao dia). Os pacientes em geral apresentaram perda de peso modesta, que se acompanhada de um controle glicêmico melhor. O Glucagon-like peptídeo-1, ou GLP-1 é uma das principais incretinas, pois além de cumprir como estimulador a secreção da insulina e terá um papel importante em questão a velocidade do esvaziamento do estômago (ação que gera uma saciedade por um longo tempo).
Devido a ação da saciedade prolongada o análogo  GLP-1 tem o efeito de causar perda de peso, já que a pessoa passará a sentir mnos fome por conta que o estomago estará cheio. Esse resultado não só leva a pacientes de diabetes a usarem este medicamento, mas também a pessoas que querem emagrecer.



Feito por: Marco Silva 


Referência:
http://www.diabeticool.com/como-funcionam-os-medicamentos-para-o-diabetes/
https://www.passeidireto.com/arquivo/20742402/revisao-inibidores-da-dpp-4-e-incretinomimeticos