Postagem em destaque

DIABETES - UMA BREVE INTRODUÇÃO

A diabetes é uma doença de causas variadas que afeta o metabolismo humano. No entanto, todas as suas causas estão ligadas à insulina. ...

quinta-feira, 22 de junho de 2017

O homem Diabético e a Disfunção erétil

Um dos  problemas que tem assolado os homens diabéticos é a disfunção erétil que é, segundo o site andrologia.com, “ a incapacidade ou dificuldade de obter ou manter a ereção suficiente para possibilitar a penetração durante o ato sexual”.
A disfunção erétil pode ocorrer com qualquer homem porém, em diabéticos, os riscos de desenvolver esse problema é 75% maior e pode ser desenvolvido mais cedo( cerca de 5 a 10 anos). De acordo com a Associação americana de Diabetes, 50% dos homens diabéticos  desenvolvem esse problema.
Agora, a questão que fica é como e porque esse problema acontece.
As causas e explicações desse fenômeno estão juntas e diretamente ligadas com os efeitos da diabetes no corpo. Porém, além dos efeitos diretos, alguns medicamentos que são comuns para uma pessoa diabéticas como remédios para pressão, ulcera e até mesmo a azia, podem gerar e/ou até agravar esse quadro.
Para falar do efeito da diabetes no agravamento desse quadro de disfunção erétil, precisamos primeiro entender como é o funcionamento do pênis. É necessário, para uma total e duradoura ereção que a corrente sanguínea seja saudável, e é nesse ponto que a diabetes entra. Com a hiperglicemia, altos índices de açúcar(glicose) no sangue, danos são causados aos vasos sanguíneos do corpo todo, e principalmente em regiões de extremidade como dedos e o pênis, prejudicando a corrente sanguínea e consequentemente uma ereção saudável.
Porém como o avanço da medicina, centros médicos especializados na área tem surgido e facilitado a vida de todos os homens, inclusive diabéticos, que sofrem com essa doença. O tratamento, acompanhado por um médico confiável( desde comprimidos, sprays sublinguais até a revascularização), aliado a uma boa alimentação e prática saudável de exercícios, pode permitir aos homens uma boa e saudável vida sexual.

 Por Matheus de Sena Ribeiro. 

Referências Bibliográficas: